Libras é língua mesmo?

A Libras é uma língua mesmo?

Maurício Barreto


No Brasil, a Libras foi reconhecida como língua pela Lei Federal 10.436/2002 e pelo Decreto Lei 5.626/2005. Ambas reconhecem a Libras como língua, e que ela é utilizada pelas comunidades surdas brasileiras com meio natural de comunicação e expressão.

Ao redor do mundo, existem várias Línguas de Sinais. Cada país tem sua própria língua de sinais, e elas são diferentes umas das outras. Assim também, a Libras possui a sua linguística completa.

A fonética e a fonologia da Libras

Por exemplo, fonética e fonologia da Libras. Pensemos neste sinal aqui: ALEGRIA. Observe o formato da mão, que é chamado de (1) Configuração de Mão. Esse parâmetro fonológico como mostrei antes. Não pode ser com a mão fechada, nem com a mão espalmada. Deve ser exatamente assim, com os dedos entreabertos.

Agora observe a (2) Orientação da Palma, não pode ser dessas maneiras como eu estou mostrando aqui. Deve ser exatamente assim com a palma para dentro.

O terceiro parâmetro fonológico são as (3) Locações. Perceba que este sinal não pode ser feito em locações abaixo ou do lado do corpo. Deve ser feita exatamente neste local.

O quarto parâmetro são os (4) Movimentos. Observe o movimento este é o movimento certo para este sinal. Não posso colocar ele em outro lugar, nem de outra maneira.

E assim também nós temos as (5) Expressões Não Manuais que são as expressões faciais e corporais. O peito estará um pouco inflamado e com a expressão facial bem alegre. Não podemos fazer este sinal com o rosto triste, cabisbaixo. Assim a Libras é uma língua completamente estruturada na fonologia e na fonética.

A morfologia da Libras

A morfologia da Libras pode ser percebida da seguinte maneira: veja o exemplo que darei agora. A morfologia está relacionada diretamente à percepção visual que o surdo tem do mundo. Essa Configuração de Mão em L pode ser utilizada para indicar: QUADRO, QUADROS, CERTIFICADO, FITA CASSÉTE, um PORTA RETRATO, e até mesmo um PISO NO CHÃO, porque está relacionada ao formato que possui esses dois ângulos retos. Esse é um exemplo da morfologia da Libras.

A sintaxe da Libras

O terceiro aspecto seria a sintaxe da Libras. Observe essa frase: “EU COMPRAR COMPUTADOR NOVO”. Percebeu como ela é constituída em Libras? Agora essa outra frase está errada: “EU COMPRAR EU NOVO”… Percebe que está estranho e as ideias não estão se conectando? A primeira sinalização está correta, clara. Ela faz parte da sintaxe da Libras. Mas segunda não tem nada a ver. Outro aspecto importante é dizer que a sintaxe da Libras é independente da sintaxe da língua portuguesa. São duas línguas completamente distintas e independentes uma das outra.

A semântica da Libras

Um outro aspecto da linguística da Libras é a semântica. Veja o sinal feito no vídeo. O que ele significa? Pode significar a fruta “laranja”, pode significar também a “cor alaranjada”, e pode significar também o dia da semana que é “sábado”. Este mesmo sinal pode significar essas três coisas. Essa é uma palavra onde ocorre polissemia na Libras. E assim acontece com muitos outros sinais e a semântica estuda essa relação, por exemplo. Ela estuda também os antônimos: claro, escuro; alegre, triste; bonito, feio. Perceba que se opõem. Esse fenômeno é estudado também pela semântica, assim como vários outros da Libras. E cada deles formam a Libras.

A pragmática da Libras

Mas ocorrem ainda outros fenômenos. Vários deles são estudados pela pragmática da Libras o que ela é? Veja esse exemplo: “Em um prédio, uma a pessoa entra. Na roleta, passa cartão de acesso, girando-la”. Observou o detalhe do cartão? Perceba que aqui está dizendo que é o cartão de acesso, mas eu só fiz o sinal de “cartão”, mas subentende-se que é um cartão de acesso.

Agora, por exemplo, “eu entro em uma loja, compro várias coisas. E na hora de pagar, perguntam-me e respondo que quero pagar com cartão”. Perceba que eu estou dizendo que eu estou pagando com cartão. Este é o mesmo sinal na Libras que o feito anteriormente. No entanto, com significados diferentes. E o que vai nos dizer qual sentido é o contexto. Esse estudo é feito pela pragmática. Eu não precisaria explicar. Você percebe perfeitamente o sentido do sinal de CARTÃO devido ao contexto.

Assim a Libras preenche todos os requisitos da linguística. Esses foram apenas alguns tópicos, ela é uma língua completa.

 

Descubra quem são os surdos e como sua cultura se manifesta

Deixe uma resposta

Seu email Não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *